quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Hornet Honda CB 250 F, o começo de tudo!




Muitos nem imaginam, mas foi esta pequena naked de 250cc que inspirou e abriu espaço para o nascimento da aglamada Hornet 600 e também a 900. Ela foi lançada em 1996, para revolucionar o mercado das Naked no Japão, competindo com as rivais Kawasaki Balius, Yamaha Zeal e Suzuki Cobra, todas com motores de quatro cilindros em linha de 250cc vindo de modelos esportivos carenados que saíram de linha no mesmo ano.
Seu motor é o mesmo de sua irmã esportiva, a CBR 250, DOHC de quatro cilindros em linha, 16 válvulas de arrefecimento líquido que gera 40 hp de potência a 14.000 rpm e faz 0-100 em aproximadamente 6 segundos. Mas o que destaca a Hornet 250 de suas rivais, já que possuem configurações semelhantes, sem dúvida é o design agressivo. É uma 250cc que vinha de fábrica com pneu 130/70 R16 na dianteira, 180/55 R17 na traseira e podia ser facilmente confundida com uma 600cc.
E antes que vocês se questionem como ela se sairia frente às nacionais CB 300, Fazer 250 e Ninja 250R, é bom esclarecer que a CB 250F Hornet é uma verdadeira naked, com motor vindo de uma esportiva 250cc de alto desempenho. Em uma corrida entre as quatro, a disputa seria para decidir o segundo, pois a Hornet com certeza chegaria em primeiro lugar, independente da pista. Não menosprezando as nacionais, que tem como proposta serem mais acessíveis e não mais rápidas, devemos primeiro saber o que comparar. Seria uma covardia.
E quando chega ao Brasil? Infelizmente, as chances da Hornet 250 chegar ao Brasil são mínimas por vários fatores. O mercado alvo da Hornet era somente o Japão, onde se tira habilitação por cilindrada e motos 250 cc estão livres da inspeção veicular e de alguns impostos. Para os outros países, nasceram as Hornet 600 e 900.  A Hornet 250 teve sua produção encerrada em 2006 e suas últimas unidades foram vendidas em 2008. As montadoras, por sua vez, parecem ter perdido o interesse em produzir motos 250cc de motores quatro cilindros, pois o custo de produção quase iguala aos de maior cilindrada e o preço de venda não pode ser tão alto, já que se trata de uma 250 cc.
Ficha técnica:
ModeloHonda Hornet 250
Ano de fabricação:1996~2006 no Japão
Categoria:Naked
Motor e transmissão
Capacidade:249.00 cc
Motor:Quatro cilindros em linha, quatro tempos
Potência:40.00 hP (29.2 kW) a 14000 rpm
Torque:24.00 Nm (2.4 kgf-m ) a 11000 rpm
Taxa de compressão:11.5:1
Válvulas:16, 4 por cilindro
Alimentação:4 Carburadores
Arrefecimento:Liquido
Câmbio6-velocidades
Freios e rodas
Pneu dianteiro:130/70-ZR16 61W
Pneu traseiro:180/55-ZR17 73W
Freio dianteiro:Disco
Freio traseiro:Disco
Medidas
Peso seco:151.0 kg
Altura do assento:760 mm
Altura total:1,055 mm
Comprimento total:2,045 mm
Largura total:740 mm
Entre eixos:1415 mm
Tanque:16 Litros, 2 de reserva
Fonte: Hideo Yamawaki, técnico automotivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário