domingo, 16 de março de 2014

Zero a moto do futuro próximo!!!


Lançada no Brasil desde 2012 mais sem muito estrondo no mercado com autonomia de 183 Km com carga de bateria completa e ao custo de meros R$ 4,00 (para carregar) a ZERO DS com certeza será a pedida em um futuro breve... ZERO mais por que ZERO... por meros 0,021 centavos de real você roda um  (01) Km, e manutenção  ai sim é ZERO, como o motor é totalmente elétrico não há atrito e consequentemente não haverá desgasto de peças e o preço da manutenção será ZERO.


O que antes era uma ardente idéia concebida dentro de uma garagem em Santa Cruz, no Estado da Califórnia (EUA), rapidamente cresceu e se transformou em uma companhia de motocicletas internacionalmente conhecida. A Zero Motorcycles agora lida com uma rede global de representantes locais que entende tanto a visão quanto o funcionamento das motocicletas.



Se a autonomia sinaliza a viabilidade de seu uso urbano, principalmente se é possível recarregá-la durante os períodos de trabalho, estudo ou lazer, sua performance a gabarita em definitivo para essa prática. A Zero DS registrou, na pista de testes, velocidade máxima de 106,5 km/h e acelerações e retomadas com tempos de fazer inveja a muita moto de média cilindrada, ficando muito próxima das marcas da Honda XRE 300, por exemplo. 

O quadro tem perfil largo, pesa apenas 8 kg e é construído de alumínio aeronáutico, envolvendo por completo o enorme conjunto de baterias de íon de lítio, que recebem uma cobertura branca que as deixa ainda mais chamativas e revelam as características de seu propulsor mesmo quando desligada - o que, convenhamos, não faz a menor diferença, já que seu som ligada ou desligada é o mesmo: nenhum!

Além de leve e maneável, a Zero DS é bem fina, lembrando uma moto de trial ou uma bicicleta de mountain bike. Isso é possível porque ela não necessita de tanque de combustível, radiador, escapamento e toda traquitana que acompanha um motor a combustão. Essa solução facilita a pilotagem e sua posição em uma tocada mais agressiva é das melhores, principalmente no fora de estrada.






O motor tem uma curva absolutamente linear, basta girar a manopla e ela descarrega tudo que tem, até o fim… Nada de faixa vermelha. As curvas ou pequenos saltos exigem técnica de pilotagem mais próxima à das bicicletas, já que não é possível reduzir marchas e aumentar a tração nessas situações. A boa geometria do quadro e do conjunto de suspensões e freios colabora nessa missão, e em pouco tempo você a estará torcendo em curvas fechadas, no melhor estilo motard.

Segundo o fabricante, a vida útil da bateria de íon de lítio é de 1 600 ciclos de carga, o que equivale a algo próximo de 100 000 km. A troca do conjunto equivale à retífica de um motor a gasolina. Custa nos Estados Unidos cerca de 2 500 dólares (perto de 4 600 reais).

A carga completa leva cerca de 4 horas. O carregador rápido é vendido por 600 dólares (cerca de 1 100 reais). Uma carga completa nos Estados Unidos custa menos de meio dólar. Em nossa realidade e diante da autonomia da DS, isso equivaleria a uma moto com um consumo de cerca de 200 km/l em condução econômica.

No Brasil, a Zero DS 2014 custará 30 000 reais, razoável se considerarmos que os veículos elétricos ainda não têm subsídios ou incentivos tributários como em outros países e que qualquer tecnologia de ponta tem seu custo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário